Socorro! Vão evangelhizar o Google!

Fiquei um pouco assustada após saber que o Google vai cancelar seis de seus serviços – incluindo o Google Videos, que não receberá mais novos arquivos daqui alguns meses, apenas manterá os atuais. Claro, o Google tomou proporções bem maiores de quando Larry Page e Sergey Brin o fundaram, em 1998, mas, ao menos para mim, parecia pouco provável que o gigante da web 2.0 fosse cancelar serviços – ainda mais seis (eu disse SEIS!). É, meu velho “Googol”, tempos de crise são uma porcaria.

Mas, o que eu realmente nunca acreditaria é na notícia que li este final de semana. Ateus e atoas, segurem-se nas cadeiras: O Papa Bento XVI terá seu próprio canal no nosso amigo Google, publicando diretamente desde notícias, imagens e videos até seus discursos.
Com a permissão de ser crítica – e os que não gostarem o “x” na direita da página é cortesia da casa -, a mim parece uma tentativa de lavagem em massa, procurando uma forma de catequizar através da tecnologia. Não esqueçam, caros, que o meio é a mensagem. Isso é um fato, não é mais uma tese. A comunicação, como eu nunca vou cansar de afirmar, é um diálogo no século XX, não mais um monólogo.
Agora imagine a cena: sentamo-nos com o laptop no colo, googamos até um blog santo e olhamos, através do Youtube, discurso de Bento XVI. Não sou ateia, não condeno religião – por mais fanáticas que algumas posam ser – mas, como profissional, digo que o serviço só vai servir para os católicos mais fervorosos. Minha justificativa é óbvia: ninguém vai se evangelhizar pela web. Ninguém vai se interessar em ver as verdadeiras ladainhas do Papa sentado em sua casa – a não ser fanáticos religiosos.

O Papa se moderniza e sabe-se lá como vai usar o Google. É, meus velhos, parece que a web 2.0 será batizada.

~ por Isadora Muller em janeiro 21, 2009.

Deixe um comentário

 
