Vamos brincar de podcast? [Tutorial?!]

Com toda certeza todo estudante ou profissional de comunicação social, em especial de jornalismo, já deve ter pensado em ter seu próprio veículo, mesmo que independentemente e só por lazer – como é o caso de blogs, rádios online, podcasts, canais de vídeos, etc.

Blogs são fáceis de serem criados, já que é extensa a variedade de serviços espalhados pela web: WordPress, Blogger, Blig, Tumbrl e muitos outros. Canais de vídeo também estão tomando o mesmo rumo, que iniciou com o Youtube e agora contamos também com sites alternativos à ele, como o Blip.tv e Vimeo, para citar os que gosto mais. Estes têm uma interface de fácil adaptação e usuário pode subir o vídeo facilmente, desde que, claro, tenha uma boa conexão.

Mas, no caso de um podcast, além do domínio de um site que o publique e o armazene, o usuário precisa aprender a mexer com áudio. O que, acreditem, leitores, não é um bicho de sete cabeças. Tudo o que se precisa é um computador, um microfone e um programa para gravação e edição de áudio.

Escolhendo o programa

Há uma variedade enorme de editores de áudio espalhados na web, alguns freeware e outros disponíveis mediante pagamentos pesados feitos em dólares. No Baixaki, por exemplo, há uma dezena de páginas com programas de áudio. O mais acessível, na minha opinião, é o intuitivo Audacity. Este funciona tanto com Windows – de XP à Seven – e nas distribuições Linux mais populares.

Vamos lá

Minha dica é, antes de tudo, fazer um roteiro.  Depois, já no programa, execute a locução na primeira faixa de áudio. Se errar, basta pausar, apagar o erro e proceder com a fala, que irá reiniciar já na segunda linha.

Pronto? Falou tudo o que queria? Agora vamos ao background (ou “BG” no roteiro). Escolha uma música, adicione mais uma faixa ao projeto e arraste a mp3 para lá – sim, o programa trabalha bem com drag-and-drop . Agora sim, selecione a música de fundo e vamos aos efeitos. Queremos que a música inicie alta e depois abaixe? Fade-out nele. O mesmo no final? Fade-in. Diminua volume, equalização, compressão e o que mais desejar, tudo com o objetivo de casar bem a voz com o fundo – a voz, o mais importante, deve ficar bem clara.

Colocou voz e background? Coloque também outros sons no meio do programa, da mesma forma. Pense em uma vinheta, um momento que merece um som alternativo em seu programa. Para inserir, faça do mesmo jeito: arraste para uma nova trilha, corte, posicione.

Depois de tudo pronto, save seu projeto na extensão padrão do programa – isso possibilita que você volte a editá-lo em algum momento. Depois, exporte o arquivo para padrão de áudio.

Dica: o Audacity possibilita a instalação de plugins para melhoria do programa. Há um para exportar o áudio direto em mp3, outro tipo Virtual Studio Technology, que melhora a qualidade do áudio.

Tudo pronto? Vamos subir o arquivo para a internet. Talvez prefira buscar hospedagens gratuitas específicas para podcasts, como o Podomatic, mas particularmente prefiro a moda newbie: utilizo servidores de vídeo para isso. Me explico: como utilizo o WordPress, o Blip.tv me atrai por postar de forma integrada com o blog. Então, preferi transformar tudo em vídeo e facilitar minha vida.

Já fiz a experiência de gravar podcasts, tanto sozinha falando besteira como em conjunto, entrevistando bandas com apresentações “ao vivo”. Mesmo sendo algo completamente independente – e caseiro -, é interessante colocar no blog e pensar “olha, fui eu mesma quem fiz!”

Anúncios

~ por Isadora Muller em abril 17, 2010.

Uma resposta to “Vamos brincar de podcast? [Tutorial?!]”

  1. Isa… te liga no podcast que eu fiz:
    http://omanualclassico.blogspot.com/2010/05/marcha-da-maconha.html

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: