A relação da informação com o design de notícias

Algumas impressões sobre o design de notícias em veículos impressos. Ou projeto gráfico, como quiserem entender.

Para que seja possível, a comunicação social precisa ser uma troca entre espectador e emissor. Estes, para se comunicarem, necessitam, além de uma mensagem para comunicar, de um meio de fazê-la.

Segundo Charaudeau (2006), estes indivíduos devem “levar em conta os dados da situação de comunicação”¹. O acordo prévio do que será comunicado constitui um contrato de comunicação, que resulta das características próprias à situação de troca (dados externos) e das características discursivas decorrentes (dados internos)².

Um jornal impresso, por exemplo, tem o papel tem o papel dispositivo de enunciação, que vai levar suas informações escritas ou gráficas ao seus leitores, que já esperam por determinados tipos de informações em cada veículo. Ele é o meio em que a mensagem veiculará e chegará em seu público final.

É neste contexto que se encaixa a importância o plano gráfico na comunicação. O design de notícias é

um nicho do design gráfico dedicado às publicações jornalísticas (jornais e revistas). Essa especialização se faz necessária diante das peculiaridades do discurso jornalístico. O design de notícias vem para potencializar este discurso, organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do leitor, e construir o sentido pela relação entre verbal e não-verbal. (FREIRE, 2007: 02)

Portanto, o design de notícias, em seu papel de suporte à informação, vem a complementar as palavras. Este complemento deve, além de suportar e dar formato físico à informação, ter referência visual de acordo com o que deve ser entendido pelo espectador.

Por exemplo, nenhum pai embalaria uma boneca para sua filha em um papel de presente com desenhos de cobras e caveiras. Assim como um texto da Rolling Stone não ficaria apropriado se inserido em uma página padrão revista Caras.

Assim como a identificação visual com o conjunto de informações – escritas, fotos e design da página -, o projeto gráfico deve atentar à organização e à simplicidade. Segundo Freire (2007), a forma simples está ligada ao bom ordenamento.

O design de uma página também tem a responsabilidade de informar ao leitor a ordem de importância das notícias nela divulgadas. No jornalismo impresso, por padrão, o topo da página é ocupado por informações de valor maior, descendo gradativamente. É, portanto, tarefa do designer/diagramador, juntamente com seu editor, pensar na página e em suas notícias, analisando o melhor espaço para cada informação.

Tão importante quanto o texto, a tipografia merece atenção. Enquanto o projeto gráfico sustenta o veículo, a tipografia sustenta as letras, dá forma a elas. Sua escolha deve ser envolvente, de fácil leitura e, especialmente, que combine com o tipo de informação passada pelas matérias e pelo design. Nada adianta ter um projeto gráfico impecável, um texto perfeito e uma fonte que não combine ou seja complicada de ler. Todos os elementos de uma página devem trabalhar em conjunto.

Com tantas definições sobre os objetivos e responsabilidades do design de notícias, percebemos que ele é tão importante quanto à informação a ser publicada no veículo impresso. O projeto gráfico é o suporte da publicação e interfere diretamente no discurso jornalístico, desde a forma de diagramação de uma notícia, a exposição da foto e interage com os valores-notícia, interpretando e escolhendo-os por maior importância para preencher os espaços mais nobres da página.

¹ CHARAUDEAU, Patrick. Do contrato de comunicação em geral. In: _____. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006. p. 67.
² Idem, p. 68.
Anúncios

~ por Isadora Muller em outubro 15, 2010.

Uma resposta to “A relação da informação com o design de notícias”

  1. Eu Marcelo Novaes. eu querendo continuar esse trabalho lindo que é a arte de encadernar mas a grande tristeza é que aqui em pernambuco não há venda de tipo e preciso encontrar alguém que possa me vender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: