O foursquare para empresas – na vida real

Vou partir da ideia de que, se você está neste blog, deve ter achado ele pelas mídias sociais; logo, deve saber do que se trata o foursquare. Na dúvida, dê uma espiada no site.

Agora, vamos falar da utilização dele como ferramenta business.

Poderíamos falar do blá blá blá básico aquele sobre ter mais visibilidade entre potenciais clientes e melhorar a imagem na web, mas essas informações estão disponíveis por aí. Que tal um exemplo mais prático?

Este mês fui a uma praia, em outro estado, na qual eu nunca tinha ido. No sábado à tardinha ficamos nos perguntando: o que jantar? Sair, naquele momento, não era opção e o ideal mesmo era um delivery.

Não sei de vocês, mas quando vou para praia, não levo notebook. Celular com 3G já é mais do que o suficiente. Logo, a ideia é usar o celular para descobrir uma tele-entrega. O que fazer? Pegar uma lista telefônica não é uma opção – aliás, não é uma opção desde os anos 90, dica. Também não vou perder tempo procurando no Google por “pizzaria praia x”.

Vamos então procurar o que há por perto com o foursquare, óbvio.

Em segundos, achei todas as pizzarias e temakerias por perto. Li todos os reviews de outros usuários, descartei os que tinham comentários ruins e escolhi a que parecia melhor. No próprio aplicativo pude clicar no ‘Call’ e fazer o pedido. Voilà! Segundos depois, encomenda feita.

Isso, porque estamos falando de uma tarefa simples como achar um delivery. Mas, se formos pensar nas vantagens de ter o local atualizado, abrem-se possibilidades para ações promocionais, divulgação da marca nas redes sociais, melhorar sua audiência… a lista é grande:

– Melhor visibilidade nas mídias sociais

– Ganho de audiência

– Melhoria da presença online da marca

– Conseguir comentários positivos dos usuários das mídias sociais

– Incentivar contribuição de dicas de usuários

– Melhorar resultados de buscas

– Melhorar tráfego – tanto online como no estabelecimento

– Encontrar seus clientes e consumidores mais leais – e talvez recompensá-los, conseguir seu auxílio para continuar divulgando a marca

– Aumentar vendas

Mas isso, lembre-se, depende essencialmente do seu serviço/produto: não adianta nada se cadastrar no foursquare, deixar tudo atualizado, inventar mil e uma promoções, se o que você oferece é ruim ou mal feito.

Mantra do social media for business: não é milagre.

Anúncios

~ por Isadora Muller em outubro 3, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: